Translate

sábado, 3 de maio de 2014

Viagem: São Miguel do Gostoso/RN

Oi meninas!!!

Sábadão tem destino aqui no blog! E, a minha dica de hoje é um lugar Gostosoooo... São Miguel do Gostoso.
A 110 km de Natal é um local de beleza paradisíaca com praias semidesertas, muito vento e sossego de sobra até na alta temporada. Quem vai para Gostoso, fica em êxtase.
O nome da cidade potiguar surgiu de uma combinação de histórias pitorescas. Segundo os nativos, um comerciante sofria de uma doença incurável e prometeu a São Miguel Arcanjo que se fosse curado construiria uma capela. A graça foi concedida e a igreja foi construída.

Outra história conta que havia um morador que hospedava em casa pessoas que estavam de passagem pela região. As gargalhadas longas e gostosas eram a marca registrada dele e por isso foi apelidado de 'Seu Gostoso'. Em 1993, quando a cidade se emancipou do município vizinho (Touros), os habitantes participaram do plebiscito para escolher o nome da cidade e, por fim, batizaram-na de São Miguel do Gostoso.

Hospedar-se em Gostoso também é uma atração à parte. As pousadas se diferenciam pelos 'mimos' que oferecem aos viajantes. Na pousada Casa de Taipa, encontra-se o Museu da Casa de Taipa, réplica de uma moradia típica do sertão nordestino construída com barro e galhos de árvores e decorada no seu interior. Aos sábados, um dos proprietários prepara feijão com carne seca no fogão a lenha da casinha de barro e oferece aos visitantes.

Quem prefere sofisticação, as pousadas Só Alegria e Ponteiros agradam. A primeira possui suítes com jardim de inverno na varanda e a outra dispõe de spa com massagem indiana e ofurô.

Quem gosta de natureza também encontra diversão neste pedaço de litoral potiguar. É possível andar a cavalo, ordenhar vaca, pegar fruta no pé e observar uma família de saguis pulando de galho em galho atrás de alimento na pousada Mar de Estrelas.

As praias de São Miguel do Gostoso em geral são calmas, ideais para banhos e prática de kitesurf, sobretudo entre outubro e março. Destaque para Tourinhos, uma das mais bonitas de todas da região. Emoldurada por formações rochosas de dunas petrificadas há mais de 2000 anos, a praia tem ondas fracas, e, quando a maré está baixando ou subindo, acontece um fenômeno interessante: o suspiro da baleia. Quando a onda bate no paredão de corais, a pressão faz a água jorrar pelo orifício de uma pedra, como se fosse um chafariz. O jato chega a até três metros de altura.

Tem também, a praia do Marco, extensa e com poucas ondas, a enseada foi escolhida pelos navegantes portugueses para atracar a embarcação e fincar o primeiro marco no país, em 1501. Hoje, encontra-se no local uma réplica não muito bem conservada do monumento. O marco original está exposto dentro do forte dos Reis Magos, em Natal.

Voltando ao centro de São Miguel, a praia Ponta do Santo Cristo é um dos locais mais bonitos para apreciar o pôr-do-sol, que espalha sobre as águas do mar as cores douradas e avermelhadas do final da tarde. A praia é a favorita dos kitesurfistas por causa da calmaria das águas.

Estando em Gostoso, vale a pena dar um pulo até Touros e visitar o farol, o segundo mais alto da América Latina, de acordo com a Marinha do Brasil. Do alto de seus 62 metros de altura e 298 degraus, tem-se a vista da 'esquina do Brasil', o local onde o mapa do país faz a curva a oeste. Ao lado do farol está o início da BR 101, a rodovia mais longa do país, com 4.542 km, ligando o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Para fechar o dia, prove uma cachaça na Urca do Tubarão. Mesmo pra quem não bebe, vale a visita. Num ambiente decorado com toca-discos dos anos 1950, livros e outros objetos antigos, Edson (o dono do lugar) serve cachaça e diverte a clientela contando histórias, mostrando raridades em vinil e seu rádio, que sintoniza estações de quase todo o mundo. Entre um gole e outro da aguardente, ele faz questão de mostrar o processo artesanal de envasamento da bebida que serve na casa. E, para evitar acidentes de carro, o dono oferece descanso nas redes espalhadas pelo bar ou hospedagem nos chalés que ficam ao lado.

Come-se bem em Gostoso. Muito bem, diga-se de passagem! Entre pratos à base de pescados, o visitante deve experimentar as invenções gastronômicas, servidas nos bares descolados ao estilo 'rústico-chic-pé-na-areia'. No centro, perto da praia do Maceió, fica a batataria e pizzaria Spaço Mix, que prepara um híbrido de escondidinho com batata recheada numa cumbuca de barro que vai ao forno a lenha. De sobremesa, a sugestão é o abacaxi grelhado com sorvete de creme e calda de caramelo com toque de rum do restaurante Hibiscus.

Espero que tenham gostado e, até o próximo destino!

Beijokas =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário