Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Gastroplastia: Dieta Pastosa

Oi gente!

Dando continuidade à saga "Sai desse corpo que não te pertence!" rs... Me livrei do dreno com 8 dias de operada e da dieta líquida com 10 dias!

Quando voltei a nutricionista, a minha maior felicidade, foi ver que no cardápio da dieta pastosa tinha ovo! Isso mesmo!!! Ovooooo! Eu já tava tendo crise de abstinência... Sou, praticamente, um lagarto! rsrsrs
 
O cardápio em comparação à dieta líquida, é um banquete!!! #Delicioso Nessa fase, ocorre a inclusão gradual de alimentos. É importante ressaltar que a refeição vira um ritual!!! O ambiente tem que estar calmo, tranquilo, colocar pequena quantidade de alimento na boca (a minha nutricionista indicou comer com colherinha de café), mastigar bem e descansar o talher na mesa entre uma garfada e outra.

Não vou colocar a minha dieta aqui, pois não acho ético com a minha nutricionista! Cada pessoa é uma pessoa, e o profissional vai dizer como cada paciente deve proceder, combinado?! Vou colocar quais os ALIMENTOS foram PERMITIDOS para mim, na fase da minha dieta, mas não colocarei as quantidades.
Vamos lá... Mantive orientações anteriores. Muito chá, leite e derivados, sucos, sopas, gelatina diet!

O almoço era pastoso... Um purêzinho + caldinho do feijão + ovo cozido + carne, peixe ou frango. Arroz de leite, purês, suflês, polentas ou macarrão cabelo de anjo também eram permitidos!!!
OS ALIMENTOS PERMITIDOS: Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha ou  grão de bico sem casca - *inicialmente amassado com garfo*);
Gelatinas, picolés, pudins ou flans diets ou lights;
Leites e derivados (leite desnatado, leite de soja puro ou com frutas, iorgut desnatado ou light, vitaminas de frutas e mingau de aveia, milho e maisena, queijo minas frescal, ricota, cotagge, requeijão cremoso light, sorvetes sem açúcar e sem gordura);
Frutas (sucos de frutas, frutas inicialmente amassadas ou raspadas, sem casca e sem caroços, aceitando bem comer pedaços, sucos com frutas misturadas);
Sopas (vegetais variados, preferindo de cores diferentes e adicionar uma fonte de proteina).
Bolachas (3 a 4 umidecidas com leite desnatados).

Lembrando ainda que, A CARNE bovina magra eu pedia para triturar 3X para moer bem! O PEIXE sempre desfiado (não pode ter espinha) e, o FRANGO também desfiado. Eu dava e dou até hoje, preferência, para as partes mais molhadinhas, como coxas e sobrecoxas sem pele.

O SEGREDO É A MASTIGAÇÃO:

Você deve mastigar , mastigar e mastigar ainda mais!
Se engolir os alimentos sem mastigar bem, você pode bloquear a pequena saída de seu estômago. Isso pode causar dor, desconforto, náuseas e vômitos. Seu estômago pode até mesmo dilatar. Lembre-se sempre do seguinte:
*Leve 30 a 45 minutos para fazer cada refeição.
*Não “pule” refeições. Quando não faz uma refeição, você fica com muita fome na próxima.Com isso, você perde o controle e acaba comendo muito rápido e se esquece de mastigar bem os alimentos.
*Use talheres e pratos pequenos, como uma colher de chá ou sobremesa.  Isso o ajuda a comer quantidades menores de alimentos de cada vez, e diminuir a velocidade de sua refeição.

ATENÇÃO COM A INGESTÃO DOS LÍQUIDOS:
 
 
 Não beba líquidos junto às refeições. Isso pode causar vômitos e dilatar  o seu estômago.
Sempre beba líquidos entre as refeições.Espere passar 30 a 45 minutos após uma refeição antes de beber qualquer líquido.
Beba os líquidos lentamente. Deixe-os ficar em sua boca por algum tempo antes de engolir.

 

LISTA DE ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS:
 
Evitar nessa fase, doces, gorduras, pimentas, conservas, ácool e bebidas com gás.
Pães duros ou com sementes , biscoitos amanteigados, pastelarias. Todos os ricos em açúcar.
Hortaliças cruas, brócolis, abóbora, couve-flor, pepino, pimentão e outras hortaliças formadoras de gases. Podem ser introduzidas lentamente.
Milkshakes, achocolatados.
Carnes duras, crocantes e empanadas.gemada com açúcar.
Açúcar, mel, xaropes e outros açucares concentrados (marmelada, goiabada).Todos alimentos contendo açúcar.
Bebidas, todas as alcoólicas, e as não alcoólicas contendo açúcar.

Dica:
Os alimentos devem ser ingeridos em concistência pastosa, conforme tolerância;
Manter refeições de 3/3 horas, máximo de 4h, total de 6 refeições;
Manter ingestão de água nos intervalos das refeições;
Ultilizar adoçante a base de stévia, sucarose ou aspartame;
OMG... Olha a diferença!!!
Bom gente, essa foi a minha dieta pastosa! Eu segui a risca os 20 dias! Fechando o primeiro mês com 18 kg OFF!!! Lembre-se sempre: esta cirurgia é uma decisão sua e a cada obstáculo superado, a alimentação será lentamente acrescida de melhorias. Ah, e o principal: A BALANÇA VAI TE RECOMPENSAR!

Portanto, foco, fé e força!!!

Na próxima sexta-feira, irei falar sobre a dieta sólida. Beijo pra quem é de beijo e abraço pra quem é de abraço.

Xerinho da Kê Amorim.

6 comentários:

  1. Oi Kênia... seu blog está muito legal... e você, como sempre, linda! Gostaria de dar uma sugestão de pauta: Os EVS e seus shakes. Gostaria de saber mais sobre eles antes de me aventurar. Beijos
    Alhandra Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alhandraaaaaa... Que surpresa a sua visita!!! Meninaaaa, saudade giga de vc! Feliz demais por ver vc aqui. Obrigada mesmo e que bom que está gostando. Adorei a sugestão de pauta e vou incluí-la no dia em que falamos de Saúde, Qualidade de Vida ou Fitness. Já fui adepta aos shakes e adorava antes da bariátrica. Até hoje, ainda tomo, mas sem a frequência que a Herbalife recomenda. Tomo pq sou um pouco viciada. hahaha Contarei tudo pra vc! Xero lindona #SuperRecomendo

      Excluir
  2. Oiie copiei tudo para a minha irmã ela fez cirurgia e agora tá fazendo essa dieta, Obrigada por ajudar!!

    ResponderExcluir
  3. Com 10 dias vc já estava com dieta pastora?

    ResponderExcluir
  4. Com 10 dias vc já estava com dieta pastora?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, os sucos, iorgutes tem que ser diet

    ResponderExcluir