Translate

sábado, 25 de maio de 2013

Viagem: Canela / RS

Oi gente!

Dando continuidade ao tour pelo Rio Grande do Sul... Como falamos de Gramado semana passada, é praticamente impossível falar em Gramado e não falar em Canela.. Apenas 7 km separam Gramado de Canela – cidades da Serra Gaúcha.  É uma dupla que, com certeza, se completa! 

Canela é uma cidade que oferece boa estrutura de comércio e serviço sem deixar de ser pacata e tranqüila. Faz divisa com a cidade de Gramado. A cidade é muito conhecida por haver famosas atrações turísticas, tais como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura (que ainda não conheci) e a Catedral de Pedra.

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros.

A cidade oferece aos turistas bons hotéis, restaurantes, churrascarias e os famosos cafés coloniais, com biscoitos waffles, schmiers, apfelstrudell e no inverno... Tempo para o delicioso chocolate quente e licores caseiros. A população de Canela sempre teve uma preocupação no seu desenvolvimento cultural. A música, a gastronomia, o teatro foram capacitações desenvolvidas em várias gerações de imigrantes, que vivenciavam suas tradições em diferentes formas de comunicação. Estas eram as heranças européias da Cidade. O seu diferencial no cenário do Brasil.

E assim, Canela veio exercendo grande fascínio sobre seus visitantes, tornando-se um dos mais importantes municípios no contexto turístico e cultural da Região das Hortênsias. A indústria do Turismo é fascinante, mas, também, bastante competitiva. Canela trilhou um longo caminho para chegar até aqui. E já tem uma história vitoriosa em seu meio século de vida. 

Nunca dormi em Canela, então não sei muito sobre os hotéis e/ou pousadas da cidade. Um restaurante que gosto é o Olimpia (tem a quilo), gosto da malhas Irma, ir na igreja de pedra (acho mais bonita que a de Gramado!), ir no Castelinho, a Cascata do Caracol, no Teleférico...

IGREJA DE PEDRA: A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, é um templo católico localizada em Canela. É uma grande atração turística da Serra Gaúcha.

CASTELINHO CARACOL: A caminho do Parque do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, construída em madeira araucária, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos, conhecido como Castelinho do Caracol. O local abriga um museu, com móveis e utensílios deixados pela família Fransen, que conduzem uma viagem ao passado. Tem uma casa de chá, para quem gosta tem um Apfelstrudel super bom com um chá de maçã. Eu acho caro, mas vale a pena!

PARQUE DA CASCATA CARACOL: A maior atração é a Cascata do Caracol, com queda livre de 131 m, formando uma paisagem de rara beleza. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas e escadaria de 927 degraus que conduz à base da Cascata. É muito lindooooooooo…. Este é imperdível. Lá você poderá fazer trilha, se estiver liberado podem descer pelas escadas até a cachoeira (vale a pena, não tenham preguiça);
TELEFÉRICO: Uma bela opção de passeio para a família é o Teleférico de Canela, inserido em uma área de 59 hectares de preservação onde a natureza é bela e abundante.

A volta tem duração de aproximadamente 20 minutos e proporciona um passeio tranquilo e relaxante. Os visitantes têm a opção de desembarcar nas extremidades onde tem mirantes com vista para o cânion da cascata e para o Vale da Lageana por vários ângulos. É tudo muito legal. 

Uma cidade que redescobriu seu rumo. Uma comunidade onde os cidadãos usaram o seu talento e espírito de união para crescer e juntos criarem uma qualidade de vida ímpar em nosso país.

Para se programar, olha os principais eventos que rola durante o ano em Canela:

Canela Apresenta – ano inteiro
Veraneio na Serra – janeiro a março
Rodeio Crioulo Nacional de Canela – janeiro
Carnaval / Baile Municipal – fevereiro
Festa Nossa Srª de Lourdes – fevereiro
Campeonato de Vôlei de Areia – março
Chocofest – março/abril
Páscoa em Canela / Semana Santa – março/abril
Copa de Rafting – abril
FEPARTI (Feira de Artigos para Casa e Escritório) – maio
Festa de Nossa Srª de Caravágio – maio
Semana do Bebê – maio
Temporada de Inverno em Canela – junho a setembro
Festival Internacional de Teatro de Bonecos – junho
Mercoarte (Feira do Artesanato e Folclore do Mercosul) – julho
Festa Colonial – julho e agosto
Festa Nacional da Música – agosto
Semana Farroupilha – setembro
Canela Mototurismo – novembro
Encontro de Carros Antigos de Canela – novembro
Sonho de Natal - novembro/dezembro
Festival de Dança Neusa Martinotto – dezembro

Super indico! Qualquer época do ano é apaixonante! Espero que tenham gostado.

Beijo pra quem é de beijo e abraço pra quem é de abraço.

Xerinho da Kê Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário