Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Gastroplastia: Dieta Sólida

Oi gente!

Da dieta pastosa para a sólida! 30 dias pós bariátrica, minha nutricionista liberou a dieta sólida. Muita gente me pergunta como é comer depois da cirurgia... Tem gente que acha que entala e passa mal por tudo, que não pode comer nada... Perguntam se dói, enfim, são muitas as dúvidas e curiosidades tanto para quem vai fazer quanto para outras pessoas.

Hoje, iremos falar sobre algumas dicas que me foram passadas pela nutricionista e pela psicóloga com relação à readaptação alimentar, porque na verdade é como se voltássemos a ser crianças - Líquido, pastoso para enfim, chegar à dieta sólida.
Vamos lá... Para quem já está com a cirurgia marcada e assim como eu, estava com muitos questionamentos na cabeça, vai uma super dica: Tenha paciência! Comece a retirar da sua dieta refrigerantes, doces e gorduras, porque isso será totalmente abolido durante muito tempo depois da cirurgia. 

Como alertei no post anterior... O segredo é a mastigação!!! Mastigar. mastigar e mastigar!!! A carne, por exemplo, deve ser cortada em muitos pedacinhos e mastigada o máximo possível, fazendo isso pelo menos com uns 15 dias antes da cirurgia, quando tiver que fazer de verdade será mais fácil.

Use talheres de criança ou de sobremesa para se adaptar às pequenas porções que devem ser ingeridas por vez depois da cirurgia. Gente, pode acreditar, isso ajuda bastante!!!

Ao comer use um relógio para marcar o tempo, comece comendo normal para ver quanto tempo gasta, depois estipule cerca de 30 minutos e veja se consegue. Faça até conseguir comer nesse tempo, porque é fundamental para não entalar e comer beeeeeeeeeeeeeeem devagar.

Use o relógio também para marcar o tempo sem beber após as refeições, comece com com 3 minutos e vá estendendo até chegar à 30 minutos sem beber. Essa foi uma parte que achei difícil demais, porque apesar de não comer bebendo, logo após tinha que tomar algo.

Sei que muita gente implanta o terror sobre como será a vida depois de operar, mas posso dizer que fácil, não é! Essa readaptação é super importante no processo, mas tudo é uma questão de disciplina mesmo.

Lembre-se sempre: esta cirurgia é uma decisão sua e a cada obstáculo superado, a alimentação será lentamente acrescida de melhorias. Ah, e o principal: A BALANÇA VAI TE RECOMPENSAR!

Por isso, foco, fé e força!

3 comentários:

  1. Oi Kennia... estou adorando seus posts sobre gastroplastia, minha evolução p/ sólidos começou exatamente hj, estava morrendo de medo de entalar, sentir mau estar ou qualquer coisa do tipo, graças a Deus deu super certo... realmente o segredo é mastigar muiiittttooo!!! Não aguentava mais tantos caldinhos e sucos rsrsrsrs

    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida (o)... rs. Da próxima vez, assina para eu saber como te chamar. Que bom que você está gostando! O processo é esse e a gente tem que se conscientizar que precisamos mudar nossos hábitos nesses 2 anos pós cirurgia. Isso é que é importante! Porque como não reduzimos o cérebro, se não seguirmos à risca todas as recomendações, de nada adiantará todo o esforço. Muito obrigada por estar acompanhando!!! Qualquer dúvida, é só falar! Tá participando do sorteio? Bjks

      Excluir
  2. Oi kenia tudo bem!,meu nome é ellen hoje faz exatamente 22 dia de cirurgia e ñ aguento mais esses caldos as vezes durmo sem jantar pq ñ desce mais,vc acha q existe casos da nutricionista liberar a dieta solida antes dos 30 dias?

    ResponderExcluir