Translate

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Gastrolpastia: Cuidados com a pele pós bariátrica

Oi gente!

Muita gente que passa pelo procedimento da Gastroplastia, não pensa em cuidar da pele! Durante o processo de emagrecimento, precisamos hidratar e cuidar muito dela! 
A pele é o maior órgão do corpo humano. Responsável por envolver o corpo e denominar seu limite com o meio externo, a derme corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções necessárias para a sobrevivência do ser humano, como a regulação térmica, a defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais – as sensações de calor, frio, pressão, dor e tato. Logo, fica claro que a pele é um órgão vital e, portanto, precisa de cuidados especiais para que permaneça sempre bem cuidada e saudável.

Porém, questão que acontece com frequência é o fato de pessoas que perdem muito peso, seja com a ajuda da cirurgia bariátrica ou por conta própria, ficam com um excesso de pele, que se torna flácida. Essa pele em excesso, dependendo dos casos, pode criar outras dificuldades, pois, além de ser um problema para a autoestima da pessoa, que finalmente consegue atingir seu peso ideal, se depara com esse “peso morto”. 
Existe ainda, outras questões ligadas ao excesso de pele que podem impossibilitar o indivíduo de ter uma vida comum, pois pode causar uma série de problemas de saúde, como infecções bacteriana, fúngica e viral, que ocorrem devido à dificuldade em manter as dobrinhas limpas e secas. 

Para resolver este problema de contorno corporal é possível contar com o auxílio da cirurgia plástica, que deve ser avaliada por um profissional! As técnicas variam... Podendo ser mini ou abdominoplastia (flacidez muscular na barriga), como também existem técnicas especiais para aqueles que têm excesso de pele nas costas (torsoplastia), coxas (lifting de coxas), nádegas (gluteoplastia), braços (braquioplastia) e seios (mamoplastia).
Em alguns casos, uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele é necessária. A mesma poderá ser feita quando a perda de peso estiver totalmente estabilizada, ou seja, depois de aproximadamente dois anos.

Graças a Deus e a mim, que sempre tive hábitos saudáveis e meu período gordinha, foi relativamente, curto, não precisarei de cirurgia reparadora. Estou com quase 7 meses pós cirurgia e está tudo no lugar! Mas, desde o trigésimo dia, malho diariamente!!!

Lembre-se sempre: esta cirurgia é uma decisão sua e a cada obstáculo superado, a alimentação será lentamente acrescida de melhorias. Ah, e o principal: A BALANÇA VAI TE RECOMPENSAR!

Por isso, foco, fé e força!

Beijokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário